quarta-feira, março 24, 2010

Analogia das formigas com os formandos de serviço social

Camarada Mônica Brasileiro
Cordenadora do Centro de Saúde Gentil Perdomo.

Quando eu era criança gostava de observar as formigas, seu trabalho sua união, organização em filas e parcerias me chamavam atenção.

Hoje relembrando a nossa jornada acadêmica fiz uma analogia com as formigas, pois cada um de nós fomos bravas formigas que mutuamente nos ajudávamos, quando um pensava em desistir outro o sustentava com palavras de força. Como as formigas fomos unidas e fortes, descobrimos que a unidade traz força e que quarenta é bem maior que quatro.

Em uma fila de mão dupla, muitos se perderam foram devorados pela crise financeira, pelo desemprego, pelo cansaço. Outros foram pisoteados pelas questões sociais, preconceitos e a certeza da impunidade o que fez com que nossa fila demorasse a se reorganizar, quando brutalmente assassinaram nosso querido Zé Alexandre, mas já sabíamos que o céu era o limite para uma formiga tão inteligente e guerreira que hoje nos olha dos céus. Em nosso meio não tem formiga rainha, pois todas são rainhas, pois em um formigueiro tão unido não há espaço para lideres e liderados. Os únicos lideres que tínhamos eram nossos mestres que nos orientavam por qual caminho andar. Em nosso formigueiro obtivemos muitas vitorias vencemos a um câncer, pois nossa brava formiga Elizangela permanece entre nós. Hoje estamos aqui, vitoriosos e felizes, mas a luta continua e precisamos vencer um mostro muito maior só que agora cada formiga segue sozinha, seremos adversárias nos concursos, na luta pelo trabalho, porém estaremos unidas pelo amor, respeito, amizade e lutaremos contra esse mostro que pisa forte: o capitalismo que insiste em nos devorar como verdadeiros gafanhotos que exploram as formigas. Nosso formigueiro tomou outra forma, não é mais côncavo, agora ele é convexo e tem a aparência de um funil e poucos passarão por ele. Mas não podemos desanimar e jamais esquecer o que Karl Marx nos deixou: “a luta de classes é o motor da história”.

Agora não somos mais acadêmicos somos uma categoria de profissionais e que como bravas formigas continuarão lutando por melhores salários, por nossa carga horária, valorização, reconhecimento e respeito.

Parabéns a cada formando que venceu e que vencerá todos os obstáculos, pois agora somos formigas com asas e voaremos muito alto.

Obrigada.

Monica Brasileiro


Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO