terça-feira, dezembro 01, 2009

Baile com homenagens e a II Supercopa Bancária de Futsal fecharam as festividades do Jubile de Prata do Sindicato dos Bancários do Acre



Manoel Façanha

Em grande estilo foi encerrada no último sábado as festividades do Jubileude Prata de undação do Sindicato dos Bancários do Acre. Ao som da banda Os Mugs II, bancários e convidados lotaram o salão festa da AABB para comemorar a data histórica.


HOMENAGENS

A festa teve uma breve parada para a solenidade de premiação aos ex-presidentes, assim como para o tradicional parabéns para você. Entre os presidentes homenageados compareceu a festa a deputada federal Perpetua Almeida (PC do B). A parlamentar parabenizou a iniciativa do sindicato, pois a medida valoriza e reconhecem a importância daqueles que conduziram a entidade, muitos deles com inúmeras dificuldades, numa época de arrocho salarial, fechamento de instituições financeiras e ameaças àqueles que buscavam seus direitos nas portas de banco com os tradicionais piquetes. Também foram homenageados Maria José, a primeira presidente da entidade, Edjane Batista, hoje tesoureira do sindica-Baile com homenagens e a II Supercopa Bancária de Futsal fecharam as festividades do Jubile de Prata do Sindicato dos Bancários do Acre to, João Roberto Braña e Mário Evangelista. Maria Antonio (tratamento de saúde),
Sérgio Rocha Taboada (residindo em São Paulo) e Marcos Antonio, por motivo particulares, não puderam se fazer presente a festa.


DOCUMENTÁRIO

Também fazendo parte das festividades, foi apresentado aos presentes um documentário de 10 minutos, onde conta a trajetória de lutas e conquistas da categoria local. O vídeo deixou muitos bancários emocionados, em especial, aqueles que estiveram à frente da entidade durante esses 25 anos de história.


DISCURSOS

O ex-presidente João Roberto Braña, hoje assessor de imprensa da Assembléia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) declarou que tudo que fez durante o período que esteve no sindicato é motivo de orgulho, pois tudo era realizado em prol do coletivo. Por outro lado, Edjane Batista, a primeira mulher de banco privado a presidir a entidade, se emocionou no seu discurso, agradecendo à família e os bancários pelo apoio durante os seus dois mandatos (um total de seis anos). “Foram anos de muitas lutas e conquistas, mas sei que só foram possíveis pela confiança depositada de cada bancário no meu trabalho”, comentou.

Também em tom de emoção, a ex-presidente Maria José comentou que o Sindicato dos Bancários do Acre foi um instrumento de luta para a redemocratização do país, mas precisamente no Acre. Maria José lembrou ainda o chamado Dia D, fato ocorrido quando os universitários, estudantes de ensino médio e trabalhadores foram às ruas na década de 90 contra abusividade das tarifas dos transportes públicos. A reação por parte do governo Flaviano Melo veio através da força, usando o aparato militar.

Outro a lembrar a contribuição do Sindicato na luta dos trabalhadores acreano foi o ex-presidente Mario Evangelista. “Quero deixar claro que o Sindicato dos Bancários teve papel importante na construção de um governo mais democrático e com bandeiras direcionadas as questões de igualdade social no sentido de favorecer as populações mais carentes de nosso estado”. Também se fizeram presente às comemorações outras lideranças construíram e continuam construído a história da entidade: Manoel Façanha, Mário César, Robson Braga, Felismar Mesquita, Célia Pedrina, Maria Goretti, Jorge Nicheli, Francisco Leitão, Edmar Batistela, Antonio José, Paula Daniele e outros nomes.


AGRADECIMENTOS

A presidente do Sindicato, Elmira Farias também usou da palavra e agradecer o empenho dos demais diretores da entidade para a construção da festa do Jubile de Prata do sindicato.

A sindicalista acredita que apesar das inúmeras conquistas durante esses 25 anos será preciso que a categoria continue lutando, não apenas por salários, mas também por qualidade de vida, dando um basta às metas abusivas, o assédio moral e jornada de trabalho exaustiva.

A festa dos 25 anos de fundação foi organizada pela direção do Sindicato dos Bancários do Acre, com apoio da AABB e Caixa Econômica Federal.

Fonte: http://beta2.contilnet.com.br

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO