segunda-feira, maio 10, 2010

Nazaré Gadelha homenageada em Portugal

A advogada e defensora dos direitos humanos Nazaré Gadelha, coordenadora do espaço de cidadania e acolhimento ao cidadão do Ministério Público do Estado do Acre (MPE) é um das convidadas de honra para a cerimônia oficial, no dia 18 de maio, do vigésimo aniversário do Centro Norte Sul do Conselho da Europa. A cerimônia é uma homenagem aos ganhadores do Prêmio Norte-Sul, que todos os anos escolhe duas personalidades que se destacaram em seu compromisso com a defesa e a promoção dos Direitos do Homem e da democracia pluralista, como o ex-presidente de Portugal Mário Soares, Danielle Mitterrand,o músico Peter Gabriel,a esposa de Nelson Mandela, o presidente do Timor Leste Xanana Gusmão, entre outras personalidades internacionais. A acreana Nazaré Gadelha recebeu o prêmio em 2001, principalmente por seu testemunho sobre a existência do grupo de extermínio no Acre, o que resultou em graves ameaças para a advogada.

Desde 1994, a advogada e defensora dos direitos humanos Nazaré Gadelha, que coordenava à época o Centro de Defesa dos Direitos Humanos da Diocese de Rio Branco, foi sendo vítima de graves ameaças de morte e já sofreu alguns atentados à sua vida.

As primeiras ameaças de morte contra Nazaré surgiram em decorrência dos trabalhos por ela desenvolvidos na Penitenciária Dr. Francisco de Oliveira Conde que, desde o início da década de 1990, ficou sob custódia da Polícia Militar e se tornou uma central do crime organizado e do tráfico de drogas no Estado do Acre. Como Nazaré desenvolvia um grande trabalho dentro do presídio junto aos presos e denunciou alguns abusos cometidos dentro daquele estabelecimento prisional, passou a receber ligações telefônicas alertando-a para que não retornasse a Penitenciária. Logo em seguida, em setembro de 1995, ao se dirigir à Penitenciária e adentrar em um dos seus pavilhões, Nazaré foi reconhecida por policial militar, que tentou intimidá-la, avisando que a sua presença não estava autorizada, ocasião em que lhe mostrou uma arma de fogo. Tal atitude não intimidou Nazaré que continuou desenvolvendo seus trabalhos como defensora dos direitos humanos.

Em 1999, Nazaré prestou um dos mais importantes depoimentos na Comissão Parlamentar de Inquérito do Narcotráfico instaurada pelo Governo do Estado do Acre, que acabou por desvendar quem eram os mentores do esquadrão da morte mais perigoso e atuante da região que desde de 1980 é apontado como o principal responsável pela morte e mutilação de mais de 150 pessoas. O referido grupo criminoso tinha como mandante o então Deputado Federal Hildebrando Pascoal. Logo após ter prestado depoimento à CPI do Narcotráfico, a vida de Nazaré virou um verdadeiro martírio, pois ela passou a receber telefonemas diários de ameaça de morte na sua residência, perseguições pessoais por um dos membros do Esquadrão da Morte, surpreendeu-se com uma armadilha no seu local de trabalho, quando um grupo de cinco homens cercou o imóvel em que funcionava a edifício da CDDHD e foi vítima de várias tocaias em sua casa. Durante alguns meses Nazaré teve que se retirar do estado do Acre, e de novembro de 1999 a janeiro de 2002 recebeu proteção policial.

Hoje, Nazaré coordena a área de atendimento ao público no Ministério Público Estadual a convite do procurador-geral Sammy Barbosa. “Aqui, no MPE, continuo a fazer o meu trabalho de defensora dos direitos humanos. Coordenamos toda a área de atendimento. Um atendimento diferenciado e prioritário, atendendo as pessoas, dando orientação e encaminhamento” explica ela.

Nazaré ganhou ainda vários prêmios locais e nacionais como o Bertha Lutz e Prêmio Claudia.

O Prêmio - Todos os anos desde 1995, o Prêmio Norte-Sul do Conselho da Europa tem sido atribuído a duas personalidades que se destacaram em seu compromisso com a defesa e a promoção dos Direitos do Homem e da democracia pluralista, o desenvolvimento do diálogo intercultural e do reforço da norte- sul parceria e solidariedade. The prize is awarded to one candidate from the north and one from the south after deliberation of the jury composed by members of the Bureau of the North South Centre and the Secretary General of the Council of Europe. The North-South Prize is presented to the winners at an official ceremony in Lisbon at the beginning of the following year attended (on the part of the host country) by the President of the Republic, the Speaker of parliament and a member of the government and (on the part of the Council of Europe) the Secretary General, the President of the Parliamentary Assembly and the Chair of the Executive Committee of the North-South Centre. O Prêmio Norte-Sul é apresentado para os vencedores numa cerimônia oficial em Lisboa no início do ano seguinte, participou (por parte do país de acolhimento), pelo Presidente da República, o Presidente do parlamento e um membro do governo e (por parte do Conselho da Europa), o Secretário-Geral, o Presidente da Assembléia Parlamentar e Presidente do Comitê Executivo do Centro Norte-Sul.

A cerimônia - Em Portugal, Nazaré participará de uma mesa redonda que conta com a participação de representantes de alto nível, com o tema “O século XXI- Um Século de Interdependência e Solidariedade Globais” com o objetivo de homenagear os laureados do Prêmio Norte-Sul, bem como outras personalidades que marcaram a história.

Fonte: Jornal P20

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO