sexta-feira, março 12, 2010

CTB- Acre se mobiliza para comemorar os 100 anos de lutas e conquistas das mulheres

Marcado como um dia de manifestações, reivindicações e celebrações, o Dia Internacional da Mulher desse ano teve um sabor especial: celebrou seus 100 anos. Foram 100 anos de luta, com direito a muitas conquistas e vitórias. Porém, um longo e árduo caminho ainda há para se percorrer.

No Brasil, apesar da imensa lista de vitórias, como a ampliação da licença-maternidade, a proibição da discriminação sexual no trabalho, o direito à posse da terra em nome da mulher rural, a lei Maria da Penha para fazer frente à violência doméstica e a reforma no Código Civil, as mulheres ainda travam uma contínua luta pela efetivação destas conquistas e pela ampliação de sua inserção no mercado de trabalho, com igualdade de oportunidades e salários.

Sempre discriminadas, as mulheres ainda são submetidas a baixos salários e dupla (e extenuante) jornada de trabalho.

Para mudar esse cenário, reivindicações como a divisão do trabalho doméstico, salário igual para trabalho igual, o combate à violência doméstica, creches para todas as crianças, continuam fazendo parte da agenda de luta das mulheres brasileiras neste dia 8 de março.

Para comemorar o centenário do Dia Internacional da Mulher, a CTB-Acre, em parceria com entidades dos movimentos sociais, promoveu um Ato Público no calçadão do terminal urbano de Rio Branco, onde estiveram presentes mulheres e homens de diversas categorias e a eles se juntaram outros tantos que pararam para ouvir as denúncias e reivindicações, houve também distribuição de panfletos e exemplares da Lei Maria da Penha.

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO