quinta-feira, novembro 12, 2009

Uma mulher na direção

WHILLEY ARAÚJO - whilley@pagina20.com.br 12-Nov-2009



Celina Costa é a primeira mulher da Região Norte a liderar a classe em um Estado






Após vencer o desafio de trabalhar em um emprego antes visto por muitos como sendo exclusivamente para homens, a motorista de ônibus Celina Ferreira Costa, 37 anos, foi além, sendo eleita a primeira mulher a dirigir um sindicato da categoria na Região Norte.

O pleito aconteceu no último sábado (7) e ela venceu uma liderança que há 12 anos estava à frente da classe no Acre. Celina Costa obteve aproximadamente 500 votos na eleição, superando assim os 346 que votaram na outra chapa, encabeçada pelo sindicalista Averaldo Azevedo.

Como bandeira de campanha, a futura presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes de Passageiros e Cargas do Acre (Sinttpac) priorizou, entre outras coisas, o resgate da auto estima dos profissionais que atuam na área, que, segundo ela, não têm mais confiança na instituição.
“A primeira proposta é abrir verdadeiramente as portas do Sinttpac ao trabalhador, já que no momento [as portas] estão fechadas. Não se pode contar com o sindicato para nada”, afirma Celina.

Para ela, a direção do sindicato demonstrava maior interesse na defesa das empresas, e não dos trabalhadores. “Por isso lutaremos com todas as forças por benefícios que nos foram retirados, como, por exemplo, as horas extras. Sem contar que os carros ficam parados com os motoristas nas paradas finais sem banheiro, comida, alojamento, isto é, sem qualidade de trabalho nenhuma. Isso precisa mudar”, acrescenta.

Outro ponto que será fortemente cobrado pela futura diretoria da classe aos empresários do setor diz respeito ao aumento do salário. Celina relata que o piso da categoria está defasado, pois o salário de cobradores e motoristas de ônibus há doze anos correspondia a mais de cinco salários mínimos. Atualmente esses profissionais recebem uma remuneração de R$ 1.138 (bruto). “Hoje o líquido não chega a R$ 1 mil. Ou seja, recebemos menos de dois salários míninos”, enfatiza.



Confiança e coragem para superar os desafios
O fato de ser a primeira mulher a conduzir um sindicato de transportes em toda a região Norte não intimida Celina Ferreira Costa. Ela recorda que sua vida sempre foi repleta de desafios, obstáculos e também decepções, desde que começou há 13 anos dirigir vans e ônibus em São Paulo.

Ela conta que decidiu abandonar a maior cidade do país e vir para o Acre após a morte de seu marido. “Tive uma decepção muito grande com o falecimento do meu marido. E como eu já conhecia Rio Branco e tenho uma irmã morando aqui, decidi mudar de ares para tentar começar uma nova minha vida” comenta a motorista.
Ao ser indagada se acredita estar pronta para o grande desafio que será presidir o Sinttpac, ela responde: “Minha força de vontade será essencial para que mais um desafio seja superado em minha vida. Talvez não tenho a experiência que gostaria, mas se não colocar a cara não se consegue nada. Minha próxima meta é reerguer o sindicato e resgatar a auto estima de todos os trabalhadores”.

Fonte:
http://www.pagina20.com.br

Seja o primeiro a comentar

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO