Política de Quadros do PCdoB
Camaradas, estes são os roteiros utilizados nas apresentações em PowerPoint durante as plenárias e conferências municipais do PC do B, espero que vocês possam utilizar da melhor forma possível nos seus estudos e debates nos organismos de base do partido.
· Um objetivo central:
É preparar conscientemente e com ousadia nova geração de quadros dirigentes do partido ... mesclada com os quadros mais antigos e experientes... quadros de expressão da sociedade, nas esferas da vida política, social, de Estado, científica e acadêmica, artística e cultural, da intelectualidade lato senso.
Segundo objetivo central:
É avançar a formação de extenso contingente de quadros intermediários e de base, fixá-los nos seus papéis, visando pôr em funcionamento a vida partidária por intermédio deles, consolidação dos comitês municipais, estruturar bases partidárias através da ação organizada a militância.
Terceiro objetivo:
É avançar em políticas de quadros com respeito à juventude, mulheres, trabalhadores e quadros mais diretamente atuantes na luta de idéias, bem como em funções técnicas de assessoria e consultoria do trabalho partidário, mandatos, órgãos de governo entre outros.
Os desafios a confrontar no sentido de potenciar essa política de quadros e o próprio papel dos quadros são:
O dogmatismo, que leva a uma postura engessada ou defensiva frente às mudanças, dificulta a emancipação do pensamento;
O liberalismo, que produz o afrouxamento dos compromissos com o Partido;
O corporativismo, que limita os horizontes de formulação de um pensamento político e a aspiração por constituir os trabalhadores como classe que almeja o poder político nacional, restringindo-os à mera luta social;
O pragmatismo, produto da luta política no nível atual, que leva a perder de vista objetivos fundamentais em prol do imediato, à pressão pela autonomização de grupos de interesse no interior do partido, à perda de referenciais estratégicos na atuação no seio das instituições vigentes, à burocratização. Representam, de diferentes modos, entraves tendentes a rebaixar o sentido estratégico da luta do partido e o próprio instrumento partido.
Postar um comentário